![]() |
A enfermeira Raquel aplicando a dose de vacina em uma das crianças (foto da atendente Zezinha) |
A secretária de Saúde de mucambo prorrogou a campanha de vacinação contra o Sarampo, que nesta fase, tem como público-alvo crianças a partir de seis meses até cinco anos de idade. Em Sobral, a vacinação também já começou e já se tem notícia de alguns caso grave da doença nos Distritos de Patriarca, Meruoca e Rafael Arruda. Segundo a secretária de saúde, Sabrina Frota, já foram registrados sete casos. “Pedimos o apoio da população, ressaltando que as mães devem levar as sua crianças para se vacinar. Temos muito medo de um surto no município”, ressalta Sabrina Frota. Uma eventual propagação da doença deixa em alerta todos os municípios da zona Norte, já os casos de sarampo, nesta nova fase, vem mostrando que os cuidados com a doença, quando outrora o restabelecimento acontecia em domicílio, faz-se necessário a internação hospitalar.
De acordo com a diretora estadual de Vigilância e Atenção à Saúde, Telma Evangelista, uma vez que o vírus está em circulação no país e que o Estado do Ceará já registrou mais de 70 casos da doença. “A população ainda não se atentou para a área de risco onde estamos, já que o nosso estado vizinho está em epidemia e torna o Piauí vulnerável a essa epidemia, sarampo”, explicou a diretora.
Telma esclarece ainda que mesmo as crianças que já completaram a cartela de vacinação devem tomar a dose da campanha. “Quando o Ministério da Saúde lança uma campanha de vacinação é porque existe um risco maior de contaminação, por isso é de extrema importância que todo o público-alvo tome a dose recomendada”, reitera.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que ataca, principalmente, crianças de até 10 anos de idade. Entre os principais sintomas estão: febre alta, conjuntivite, vermelhidão e quadro respiratório associado a bastante tosse, dor de cabeça e aspecto abatido. Geralmente, os sintomas podem aparecer uma semana depois do vírus encubado. A medida mais eficaz para a prevenção da doença é a vacina, que pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do Ceará. I.S.NOTICIAS
0 comentários:
Postar um comentário