Gonzaga iniciou sua carreira ainda menino, por influência do pai, Januário. O pernambucano morreu há 27 anos, mas continua presente como um dos ícones da musica brasileira. O cantor, compositor e sanfoneiro ocupa o 21º lugar na lista de maiores vozes do país, na Rolling Stone.
O segundo de nove filhos, observava seu pai nos bailes e consertando velhas sanfonas, até que um dia começou a tocar. Começou a acompanhar seu pai nos forrós e a ganhar os primeiros trocados. Assim ficou conhecido como Luiz de Januário. O primeiro lucro que recebeu com a sanfona foi no casamento de Seu Dezinho, onde ganhou vinte mil réis.
Dizendo que ia a uma festa, deixou a terra natal rumo ao Crato, no ceará. Passou por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, aprendeu os ritmos populares do Sul como valsas, fados, tangos, sambas. No Rio começou a se apresentar em bares, mas sempre tocando musicas estrangeiras, até que grupo de estudantes cearenses chamou-lhe atenção para seu erro. Luiz começou, então, a compor e tocar músicas do sertão nordestino.
Caracterizado de sertanejo, com chapéu de cangaceiro, gibão e outras peças características do vaqueiro nordestino, conquistou o Brasil com o ritmo da sanfona e sua voz potente.
![]() |
Fotos da internet |
Gonzaga morreu em Pernambuco vítima de parada cardiorrespiratória, aos 77 anos, no dia 2 de agosto de 1989. Era pai do também cantor Gonzaguinha, falecido pouco tempo depois, em 29 de abril de 1991
Fonte: Gonzagão
0 comentários:
Postar um comentário